Menu
A Periodontologia é a especialidade de Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos tecidos ao redor dos dentes: gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.
A Periodontologia é a especialidade de Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos tecidos ao redor dos dentes: gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.
Na presença de placa bacteriana e/ou tártaro, é espectável uma inflamação da gengiva, ou Gengivite. A inflamação é a forma do corpo tentar combater as bactérias que se estão a acumular entre o dente e a gengiva. Nos casos em que a higiene do paciente é pobre e as consultas ao médico dentista são poucas, a inflamação, que tenta proteger a gengiva das bactérias, começa a degradar os próprios tecidos e, com isto, dá-se a perda irreversível de osso. Passamos assim de Gengivite para Periodontite, que além de afetar a gengiva afeta também o osso e o ligamento periodontal. Já que o osso uma vez perdido não é possível de recuperar, a periodontite é uma doença irreversível e o médico dentista pode apenas parar ou diminuir o seu progresso. Esta doença tem uma grande prevalência na população geral e é a principal causa de perda de dentes, afetando 1 em cada dois adultos com mais de 35 anos.
A gengivite é caracterizada por gengivas edemaciadas, vermelhas e que sangram à escovagem. Embora a presença bactérias no periodonto seja a sua principal causa, certos medicamentos, a puberdade, a gravidez e próteses ou restaurações mal concebidas podem agravar o estado da gengiva. O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana e tártaro pelo médico dentista e a adoção de hábitos de higiene corretos, aconselhados pelo profissional de saúde.
A periodontite pode ter várias causas, tanto genéticas como comportamentais. Em pacientes com pouca suscetibilidade genética, os maus hábitos de higiene, os hábitos tabágicos e diabetes são as principais causas desta doença. Tal como a diabetes ou stress complica/agrava a periodontite, também a periodontite tem o seu efeito em doenças sistémicas como artrite reumatoide, doenças cardiovasculares ou diabetes. Esta doença caracteriza-se por gengivas inflamadas e sangrantes, em que tenha ocorrido perda de osso e possíveis recessões gengivais, na presença de bolsas profundas entre a gengiva e os dentes. É uma doença designada por silenciosa, por não provocar dor.
O tratamento da periodontite é um processo relativamente simples, mas demorado, que exige paciência e bastante cooperação por parte do paciente. Faz-se em 4 etapas: anamnese, diagnóstico, fase higiénica e reavaliação. Durante a fase higiénica, o médico dentista faz a raspagem e alisamento das raízes dos dentes, removendo o tecido infetado e necrosado, que se realiza normalmente em 4 consultas, com intervalos de 1 semana entre cada uma. Em casos mais complicados ou em que haja comprometimento da estética, o caso pode ser terminado com cirurgia. A colaboração do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.
Portugal é o 2º país da União Europeia com maiores carências de Saúde Oral. Mas não tem de ser assim.Todos temos o direito a ter uma boca saudável. Por isso, nas City Clinic Center disponibilizamos na primeira consulta um diagnóstico completo sobre a sua Saúde Oral.