Implantologia

O QUE É A

IMPLANTOLOGIA?

Quando um dente se encontra em falta, os dentes saudáveis tendem a mudar de posição em direção ao espaço vazio, devido à perda óssea, afetando a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam uns nos outros. Isto pode afetar a forma como colocamos pressão sobre os dentes durante a mastigação e ter um impacto nos músculos e articulações envolventes, resultando em dor, perda gengival, perda óssea e alteração da estrutura facial.

Próteses convencionais removíveis foram e ainda são uma das soluções mais baratas para reabilitar dentes perdidos ou ausentes. Porém, o conforto, adaptação e discrição não se compara à dos implantes. Estes são, atualmente, a opção terapêutica disponível para o paciente que mais se assemelha a um dente natural. Os implantes funcionam como raízes artificiais, feitas de titânio, que, ao serem colocadas no osso de um dos maxilares, dão suporte às coroas de cerâmica.

 

Os implantes permitem a reabilitação de um dente unitário, de vários dentes ou de uma arcada completa. Permite ainda a retenção de próteses removíveis em pacientes cuja pouca estrutura óssea não consiga reter próteses removíveis convencionais.

 

Mesmo quem não tem dentes próprios pode colocar Implantes?

Os implantes permitem colocar todos os dentes fixos, mas também ajudar na retenção de Próteses removíveis em pacientes que, por terem pouca estrutura óssea, não conseguem reter próteses convencionais.

 

Qualquer pessoa pode colocar um Implante Dentário?

Apenas pacientes com maturação óssea suficiente (a partir dos 16 anos em raparigas e 18 em rapazes) podem colocar implantes. A saúde geral e as condições do osso são outros fatores a avaliar pelo médico dentista na consulta de diagnóstico.

 

As contraindicações para este tratamento são raras e muitas vezes temporárias (ex. diabetes não controlada, tratamento oncológico recente, etc). De uma forma geral, se não houver um quadro clínico complicado, é possível a colocação de implantes.

 

A osteoporose ou a toma de medicamentos como bifosfonatos podem levar à impossibilidade de colocação de implantes. No entanto, é fundamental uma avaliação pelo médico dentista de forma a ultrapassar estes obstáculos.

 

A colocação de um implante é um procedimento doloroso?

Ao contrário de alguns receios da população em geral, este é um tratamento relativamente simples e totalmente indolor, uma vez que é feito com anestesia local. Pode surgir um incómodo e inchaço, após a cirurgia, que será controlado através de medicação.

 

Qual a taxa de sucesso e a durabilidade de um Implante Dentário?

Os resultados atuais permitem colocar uma taxa de sucesso em 90%, desde que realizados por profissionais experientes e devidamente formados. A durabilidade do implante depende tanto da experiência e competência do cirurgião como dos cuidados em casa do paciente. A manutenção e higiene de um implante não é igual á de um dente normal, como qualquer material exógeno ao corpo que se coloque em boca. Após a colocação do implante, o médico dentista informa e demostra ao paciente os cuidados a ter com o implante e cabe ao paciente levar a cabo estes procedimentos em casa. No entanto, um implante, se bem colocado, é dos procedimentos com maior durabilidade, podendo ficar em boca além de 25 anos.

 

O que é um implante de carga imediata?

Normalmente, segue-se um período de espera de 3 a 6 meses após a colocação do implante para colocar a coroa. O implante carga imediata é um tipo de implante dentário que permite colocar uma prótese fixa provisória nas primeiras 24 horas após a cirurgia, ou mais tarde, entre 8 dias ou até 3 semanas após a cirurgia. Desta forma, o paciente submete-se apenas a um procedimento cirúrgico, no qual será colocado o implante e a coroa (provisória) na mesma consulta, evitando que fique desdentado.

 

E quem não tem osso suficiente para colocar Implantes?

Nos casos em que há acentuada falta de osso e não é suficiente para a colocação de implantes, o paciente pode ser submetido a um enxerto ósseo para aumentar a altura e/ou espessura óssea. Atualmente dispomos de várias formas de enxertos. O osso pode ser obtido da parte posterior da mandíbula, do mento, ilíaco, tíbia ou calota craniana. Outra opção é a utilização de biomateriais sintéticos, que são substitutos ósseos confecionados industrialmente.

 

Antes da realização de enxertos ósseos, o médico dentista pode usar um leque de técnicas (“all-on-four”, implantes zigomáticos, entre outros) de forma a tentar aproveitar ao máximo o remanescente de osso presente.

Nas clínicas do grupo HBS Healthcare, dispomos da tecnologia mais recente em implantologia: CBCT e cirurgia guiada.

O QUE INCLUI A SUA AVALIAÇÃO MÉDICA

RADIOGRAFIA PANORÂMICA
DIAGNÓSTICO MÉDICO

MARQUE JÁ A SUA 1ª AVALIAÇÃO MÉDICA

CHECK-UP MÉDICO COMPLETO

Portugal é o 2º país da União Europeia com maiores carências de Saúde Oral. Mas não tem de ser assim.Todos temos o direito a ter uma boca saudável. Por isso, nas City Clinic Center disponibilizamos na primeira consulta um diagnóstico completo sobre a sua Saúde Oral.