Endodontia

O QUE É A

ENDODONTIA?

Endodontia é a área da Medicina Dentária que se ocupa do estudo das estruturas por de dentro do dente, nomeadamente a polpa (ou nervo), presente nos canais dentários. A polpa é onde se encontram as estruturas nervosas e a irrigação sanguínea, responsáveis pela vitalidade e sensação de dor a diferentes estímulos. Quando o dente apresenta dor, sensibilidade aumentada ao frio/quente ou dor à mastigação, é possível que necessite de ser endodonciado.

Na presença de cárie, ou trauma, por exemplo, a polpa avisa o corpo de que algo não está bem, através da dor. Dependendo do avanço da cárie, o tratamento endodôntico pode ser mais ou menos conservador. Cabe ao médico dentista realizar uma série de testes para formular um diagnóstico do estado da polpa e escolher o tratamento mais conservador possível.

 

A dor é provocada, na maioria das vezes, pela presença de bactérias que se aproximam da polpa. Caso estas bactérias cheguem à polpa, esta deixa de estar apenas inflamada e passa a estar também infetada. A partir daqui as bactérias podem descer os canais do dente até chegarem ao osso e formar um abcesso, que pode ser o responsável pela destruição das estruturas adjacentes.

 

A endodontia é a única área da medicina que mantém um órgão sem vitalidade no corpo, exatamente para evitar a extração do dente e os seus consequentes problemas (tanto funcionais como estéticos).

 

A endodontia do dente (ou desvitalização, como é comumente denominada) é um processo dividido em 3 etapas, no qual o médico dentista retira a polpa, bactérias e outros elementos que possam estar a causar a inflamação/necrose, confere uma nova forma e diâmetro aos canais e substitui a polpa por um material chamado Gutta. São necessárias, em média, 3 consultas, mas em casos mais simples pode tudo ser realizado numa só. Após o processo de desvitalização, o dente passa para a área de Dentisteria ou Prótese para se proceder à reabilitação da parte do dente perdido pela cárie. Durante a consulta, o médico recorre a anestesia, tornando o tratamento indolor. No entanto, é normal um período de desconforto nos 1-2 dias seguintes, controlado através de medicação.

 

O tratamento de desvitalização tem uma taxa de sucesso bastante alta. Em casos mais complicados, como, por exemplo, em retratamentos ou canais calcificados, esta taxa de sucesso diminui, permanecendo, no entanto, acima dos 80%.

 

Nas clínicas do grupo HBS Healthcare, os médicos dentistas têm acesso a dois instrumentos que se tornaram, nos últimos anos, importantíssimos para um bom diagnóstico e tratamento de dentes que necessitem ser desvitalizados. São eles a tecnologia CBCT e a endodontia mecanizada.
A endodontia mecanizada é uma técnica que visa tornar o processo endodôntico mais eficiente, mais rápido e com maior conforto para o paciente.

O QUE INCLUI A SUA AVALIAÇÃO MÉDICA

RADIOGRAFIA PANORÂMICA
DIAGNÓSTICO MÉDICO

MARQUE JÁ A SUA 1ª AVALIAÇÃO MÉDICA

CHECK-UP MÉDICO COMPLETO

Portugal é o 2º país da União Europeia com maiores carências de Saúde Oral. Mas não tem de ser assim.Todos temos o direito a ter uma boca saudável. Por isso, nas City Clinic Center disponibilizamos na primeira consulta um diagnóstico completo sobre a sua Saúde Oral.